Censos do Canadá de 2021: Statistics Canada revela tendências no emprego e na educação

Foto: Annie Spratt/Unsplash
Foto: Annie Spratt/Unsplash

Nenhum país do G7 tem tantas pessoas com cursos universitários ou profissionais como o Canadá. É o que revelam os censos canadianos de 2021, hoje divulgados. A Statistics Canada dá ainda conta dos impactos da pandemia na circulação de pessoas e do aumento dos profissionais de saúde.

De 2016 a 2021, o setor da saúde canadiano integrou 204 mil funcionários adicionais. Os números constam dos mais recentes censos.

De acordo com a Statistics Canada, o aumento dos profissionais de saúde está relacionado com o envelhecimento da população, que assim procura mais cuidados, e com a necessidade de gerir a pandemia.

Em termos percentuais, o número de profissionais de saúde aumentou 16,8%. Ainda assim, o número de vagas não relacionadas com a administração do setor atingiu um recorde em 2022.

As indústrias de serviços profissionais, científicos e técnicos registaram ganhos de pessoal ainda mais altos. 219 mil trabalhadores adicionais foram integrados nestes setores, numa subida de 17,3%. Incluem-se programadores de software e web, auditores, contabilistas, analistas de dados e especialistas em cibersegurança.

Os censos de 2021 também mostram como a circulação de pessoas foi afetada pelos confinamentos da pandemia. De recordar que quando as empresas fecharam, a economia perdeu 3 milhões de trabalhadores.

Todas as províncias registaram declínios no tráfego de passageiros, mas essa queda foi mais acentuada em Ontário e em Alberta.

Em Ontário, o número de condutores caiu 20,2% e o número de passageiros nos transportes públicos registou uma queda de 56,1%. Valores que, em Alberta, se situam nos 13,7% e 54,6% respetivamente.

Por outro lado, os censos de 2021 também revelam que o Canadá é o país do G7 com mais pessoas com cursos universitários e profissionais em idade ativa.

O título deve-se ao aumento de estudantes adultos à procura de um diploma e à chegada constante de imigrantes altamente qualificados.