Celebração portuguesa: procissão do Bom Jesus milagroso deu-se em Oakville

Foto: CMCTV-JOÃO G. SILVA
Foto: CMCTV-JOÃO G. SILVA

O passado domingo foi dia de festa em Oakville. A paróquia portuguesa de São José acolheu os fiéis para a Procissão do Senhor Bom Jesus Milagroso com muitas promessas ao ‘Ecce Homo’.

No domingo, dia 6 de agosto, a paróquia Portuguesa de São José, na cidade de Oakville, em Ontário, esteve em festa para a celebração do Senhor Bom Jesus Milagroso.

Este ano a celebração coincidiu na data certa, 6 de agosto, no mesmo dia que se celebrou a festa maior no Santuário Diocesano em São Mateus na ilha do Pico, de onde veio a grande devoção ao Senhor Bom Jesus para o Canadá.

A venerada imagem do ‘Ecce Homo’ foi oferecida por imigrantes portugueses originários da ilha do Pico. Pelo meio-dia, aconteceu a missa solene e celebração da eucarística com pregação presidida pelo Padre Fernando Pinto. A seguir, saiu a procissão que contou com vários andores, tais como o São João Baptista levado aos ombros de jovens, São Bento da Porta Aberta, Nossa Senhora de Fátima levado pelas senhoras, o padroeiro da igreja portuguesa de São José e o Senhor Bom Jesus Milagroso, que é venerado nesta igreja todos os anos, como acontece na ilha Montanha nos Açores.

Várias dezenas de devotos seguiram Cristo no decorado andor, cheio de flores, para as promessas, o pálio com o Santo Lenho, o Coro e finalmente a Banda do Sagrado Coração de Jesus de Toronto.

No recolher da procissão à igreja, foi procedida a última Novena e, na despedida, a Banda de Santa Helena tocou o Hino do Bom Jesus Milagroso. Durante a tarde destacaram-se os comes e bebes ao ar livre e o entretenimento com atuação dos artistas Délia Machado, Daniel Tiago Almeida e Victor Martins, com som e música pelo DJ Tony Silveira.