CDS PEDE AUDIÇÃO URGENTE NA AR DE SECRETÁRIO DE ESTADO DAS INFRAESTRUTURAS SOBRE ANAC

LusaLisboa, 03 fev (Lusa) – O CDS-PP pediu hoje a audição, com caráter de urgência, no parlamento do secretário de Estado das Infraestruturas para explicar as falhas detetadas na Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC), acusando Guilherme W. d’Oliveira Martins de “falta de rigor”.

Como a agência Lusa noticiou na quinta-feira, o regulador europeu da aviação (EASA) retirou a qualificação a 12 dos 18 inspetores da ANAC fruto do “número significativamente reduzido de inspeções” no âmbito da Avaliação de Segurança das Aeronaves Estrangeiras (SAFA), que aterraram nos aeroportos portugueses, entre 2015 e 2016.

Na semana passada, o secretário de Estado das Infraestruturas, durante a audição na comissão parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas, sobre a exoneração do ex-diretor do extinto Gabinete de Investigação de Acidentes com Aeronaves, citou um relatório do regulador nacional o qual dizia que a ANAC aumentou a fiscalização, acrescentando que Portugal “está referenciado como um dos países com melhor desempenho no programa aéreo”, quer ao nível do regulador europeu (EASA) quer no do regulador internacional (ICAO).