CCS faz descobertas de nível mundial sobre o cancro

Foto: Pexels

Os ensaios clínicos são a chave para o progresso, melhorando o nosso conhecimento sobre o cancro e trazendo descobertas inovadoras para os tratamentos, com estudos desenvolvidos e testados em ensaios clínicos.

A Sociedade Canadiana do Cancro (CCS) teve grande impacto na área do conhecimento e tratamento do cancro.

Por mais de 40 anos, a Sociedade Canadiana do Cancro financiou ensaios clínicos de alto impacto sobre o cancro em todo o Canadá para transformar o seu futuro, tendo concretizado várias descobertas.

Em 1994, um ensaio clínico que salva vidas descobriu que a quimioterapia após a cirurgia aumenta significativamente a taxa de sobrevivência de pessoas que enfrentam o tipo mais comum de cancro do pulmão, revolucionando o tratamento em todo o mundo.

Em 2003, outro importante ensaio clínico descobriu que as mulheres com cancro da mama que tomam uma combinação específica de medicamentos têm um risco muito reduzido de retorno da doença, mudando o tratamento não apenas no Canadá, mas em todo o mundo.

Já em 2017, um ensaio clínico inovador mostrou que adicionar um medicamento e encurtar o período de radioterapia, e então continuar com as doses mensais de manutenção do medicamento, melhora significativamente a taxa de sobrevivência de idosos que enfrentam glioblastoma, uma forma agressiva de cancro no cérebro.

E este ano, houve mais uma descoberta importante. Um primeiro ensaio clínico mundial revelou que pessoas com cancro de cólon cujo tratamento incluiu um programa estruturado de atividade física tiveram um risco 28% menor de o cancro retornar ou de desenvolver um novo, e um risco 37% menor de morte por cancro de cólon.