CBSA reforça segurança nas fronteiras e proteção pública no Dia Internacional das Alfândegas

Foto: CBSA Facebook

A Canada Border Services Agency celebrou o Dia Internacional das Alfândegas como membro da World Customs Organization, destacando o papel essencial das alfândegas na proteção da sociedade através da vigilância e do compromisso com a segurança fronteiriça.

Em 2025, o organismo confirmou resultados significativos no reforço da segurança: foram apreendidos mais de 83 toneladas de drogas ilegais, um aumento face ao ano anterior, e mais de 17 700 artigos proibidos foram confiscados, incluindo mais de 830 armas.

O combate ao crime organizado incluiu a prevenção da exportação de quase 1 600 veículos roubados e a remoção de mais de 22 000 pessoas consideradas inadmissíveis, contribuindo para a proteção pública e a integridade dos sistemas de imigração.

O organismo arrecadou 47,5 mil milhões de dólares em direitos e impostos num ano fiscal, reforçando a contribuição para programas públicos essenciais, e processou cerca de 5 milhões de camiões comerciais, mantendo a eficiência do comércio transfronteiriço.

Com uma redução de 12 % no volume de viajantes comparado ao ano anterior, a CBSA conseguiu canalizar mais recursos para ações de fiscalização, enquanto mais de 82 milhões de visitantes e residentes entraram no país.

A segurança fronteiriça é garantida em mais de 1 200 pontos de serviço por cerca de 16 500 colaboradores dedicados, incluindo mais de 8 500 agentes uniformizados, que monitorizam mercadorias e pessoas para impedir a entrada de bens perigosos e indivíduos inadmissíveis.

O reforço contínuo das capacidades inclui a contratação de mil novos agentes, o que permitirá melhorar ainda mais a ação contra contrabando de armas, drogas e veículos, e enfrentar práticas comerciais injustas.

Estes resultados e esforços refletem um equilíbrio entre segurança pública e facilitação económica, pilares essenciais na missão da CBSA.