Casos de sarampo em queda em Ontário

Foto: Pexels

Um relatório da Public Health Ontario, publicado a 3 de julho, sugere uma tendência contínua de diminuição de novos casos de sarampo.

A agência de saúde registou 12 novos casos na província, contra 33 na semana passada e 96 na semana anterior.

A região do norte, que inclui Sault Ste. Marie e áreas circundantes, há algumas semanas registava o maior aumento de casos. Na última semana, foram registadas mais duas pessoas infetadas com a doença altamente contagiosa.

Entretanto, mais quatro pessoas foram infetadas no sudoeste do Ontário – a zona mais afetada durante meses.

Os responsáveis pela saúde pública reconheceram a tendência decrescente, mas também observaram que continuam a surgir novos casos semanalmente e que um atraso na notificação significa que é possível que as infeções das semanas anteriores ainda não tenham sido notificadas.

A autoridade de saúde explicou que os números diminuem durante um surto “à medida que a proporção de pessoas susceptíveis nas comunidades se torna imune, através da vacinação ou da infeção”.

Até 3 de julho, Ontário teve um total de 223 casos de sarampo, desde o início de um surto ligado a viagens em New Brunswick, em outubro passado.

De acordo com a página online da Agência de Saúde Pública do Canadá, New Brunswick não registou nenhum caso em 2025 até 21 de junho. Alberta tem o segundo maior número de infeções por sarampo do país, com 1.179 casos registados até 3 de julho, incluindo 74 novos casos na última semana.