
Praia, 14 jul 2025 (Lusa) — Os primeiros três meses de 2025 foram o trimestre com mais transações com cartões internacionais em Cabo Verde, atingindo um máximo de 8,3 mil milhões de escudos (75 milhões de euros), segundo dados do banco central.
Os valores consultados hoje pela Lusa representam um crescimento de 20% em termos homólogos e acompanham o crescimento do número de hóspedes estrangeiros.
Os estabelecimentos hoteleiros de Cabo Verde receberam 325 mil hóspedes no primeiro trimestre deste ano, o que corresponde a um aumento de 7,2% face ao mesmo período de 2024, divulgou o Instituto Nacional de Estatística (INE) na última semana.
Dois terços das transações com cartões estrangeiros foram pagamentos em pontos de venda (que cresceram 27%) e o restante diz respeito a levantamentos (que aumentaram 5%).
Ainda segundo os mesmos dados do Banco de Cabo Verde (BCV), o valor das transações com cartões do arquipélago (rede Vinti4) representaram menos 6% em termos homólogos, valendo 415 milhões de euros.
LFO // MLL
Lusa/Fim