Cartões de crédito: Quase um terço dos inquiridos contra sobretaxa

FOTO: UNSPLASH
FOTO: UNSPLASH

As pequenas empresas podem correr o risco de contrair dívidas por sobretaxas de cartões de crédito. Os empresários canadianos vão ter de escolher. Ou transferir os custos para os consumidores ou continuar a absorvê-los. Segundo um inquérito do Instituto Angus Reid divulgado esta terça-feira, quase um terço dos inquiridos dizem que uma sobretaxa adicional os afastaria da utilização de pequenas empresas na sua comunidade.

As empresas podem compensar as taxas cobradas pelos processadores de cartões Visa e Mastercard acrescentando uma sobretaxa que é paga pelos consumidores.

Isto significa que, exceto no Quebec, onde as leis de proteção do consumidor o proíbem, as empresas vão poder adicionar até 2,4% ao preço que os consumidores pagam quando utilizam cartões de crédito.

As empresas são obrigadas a tornar claro quando adicionam uma sobretaxa às transações quando é usado o cartão de crédito.

Mas enquanto as empresas estão a ser pressionadas pela redução dos gastos dos consumidores e pelos próprios custos crescentes, será agora o momento certo para começar a adicionar às contas dos seus clientes?

De acordo com um inquérito do Instituto Angus Reid divulgado a 6 de dezembro, 28% dos inquiridos dizem que uma sobretaxa adicional de 1,5% os afastaria da utilização de pequenas empresas na comunidade, enquanto mais de 44% deixariam de fazer compras nos grandes retalhistas que cobravam a taxa.

Três em cada cinco (59%) utilizariam dinheiro vivo se existisse uma sobretaxa de uma pequena empresa.

Já uma sondagem da Federação Canadiana de Empresas Independentes diz que a maioria das pequenas empresas não está a planear avançar com o custo das transações com cartão de crédito.

Verificou que 19% dos comerciantes pretendem utilizar o novo poder de sobretaxar, outros 26% disseram que o vão fazer se os seus concorrentes ou fornecedores o fizerem, 40% disseram que ainda não têm a certeza e 15% disseram que não o tencionam fazer.