Carros roubados: Polícia de Toronto apreende mil carros roubados; 200 acusados

FOTO: TPS/X
FOTO: TPS/X

A polícia de Toronto recuperou 1000 veículos roubados. Mais de 200 pessoas estão a ser acusadas de roubo de automóveis. Em conferência de imprensa realizada ontem, as autoridades disseram que os veículos recuperados estavam avaliados em quase 60 milhões de dólares.

A polícia de Toronto apreendeu mais de 1000 veículos e apresentou cerca de 500 acusações contra mais de 200 pessoas, numa altura em que a GTA enfrenta um aumento do número de roubos e assaltos a automóveis. A operação chamada de “Project Stallion”, decorreu entre novembro de 2022 e o final de setembro deste ano e fechou quase um ano de investigações.

“Quer se trate de assaltos a carros, invasões de casas, agressões ou outras formas de intimidação, o nível de violência utilizado na prática destes crimes representa uma ameaça nova e em evolução para a segurança pública”, diz o chefe Myron Demkiw, da Polícia de Toronto

Já o inspetor Ron Taverner, da Polícia de Toronto diz que “há um número de pessoas que saem todas as noites e roubam os veículos em grupos”.

Até ao momento, em 2023, a polícia diz que foram roubados cerca de 10 000 veículos em toda a região de Toronto, acrescentando que a juventude de muitos dos suspeitos o preocupa.

“São jovens os delinquentes que estão envolvidos nestas ações e, para ser totalmente honesto, tudo isto gira em torno do dinheiro e é um negócio lucrativo para as pessoas, as iniciativas visam os grupos que estão realmente envolvidos nestes esquemas”, disse ainda o inspetor.

O mesmo Ron Taverner diz que nem todos os factos investigados estavam ligados ao crime organizado e que, no caso dos que estavam, muitas das pessoas acusadas podem ser classificadas como meras operadoras.

“É muito difícil chegar à cabeça da serpente, como diz o ditado. Por isso, estamos a trabalhar nesse tipo de coisas”, continuou.

Os investigadores estimam que o valor dos veículos recuperados é de cerca de 59 milhões de dólares, sendo que cerca de 95% deles foram recuperados enquanto ainda estavam no Canadá, mas a polícia acrescenta que muitos tinham como destino o porto de Montreal, o que realça a necessidade de outros setores darem um passo em frente.

“A polícia acrescenta que muitos deles se destinavam ao porto de Montreal, salientando a necessidade de outros setores intervirem. Há uma série de atores que têm um papel a desempenhar para impedir o fluxo de mercadorias roubadas do nosso país para o estrangeiro”, disse o chefe Myron Demkiw.

Quanto ao local onde os carros envolvidos foram roubados, o investigador Ron Taverner refere os parques de estacionamento.

“Temos roubos noturnos em parques. Temos roubos em hotéis onde as pessoas deixam os seus veículos durante longos períodos de tempo, em sítios como a zona do casino Woodbine, onde é roubado um grande número de veículos, sobretudo veículos de gama alta.

A polícia diz que os condutores podem evitar o roubo, mantendo as chaves longe da porta da frente da sua casa, trancar as portas do carro, estacionar em áreas bem iluminadas e entrar de marcha-atrás nas garagens.