
Após o primeiro contacto presencial de Mark Carney, enquanto primeiro-ministro canadiano, com Donald Trump, Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), a 6 de maio, o líder canadiano realizou uma conferência virtual com os premiers canadianos.
Carney falou do seu plano e informou os premiers dos detalhes do seu encontro com o Presidente americano, mas até ao fecho desta peça não foi divulgado publicamente o plano do Governo canadiano. O primeiro-ministro disse, no entanto, que “há muito trabalho a ser feito” e que as relações entre os países necessitam de ser reconfiguradas.
Após a reunião virtual, Doug Ford, premier de Ontário, adiantou que Mark Carney e todos os premiers canadianos vão reunir-se pessoalmente nos dias 1 e 2 de junho em Saskatchewan.
Ford acrescentou que a postura de Carney no encontro com Trump na Casa Branca foi enaltecida por todos os premiers, como sendo um começo positivo para a reconfiguração de um novo relacionamento saudável entre Canadá e EUA.
O encontro virtual entre Carney e os premiers decorreu também após a premier de Alberta ter levantado publicamente a hipótese de separar a sua província do Canadá. O assunto foi igualmente abordado em Washington pelo primeiro-ministro, com a ressalva de que o Canadá é muito mais forte com envolvimento e união de todas as províncias.