Carney quer baixar imigração para “níveis sustentáveis”

Foto: X Mark Carney

Mark Carney, eleito primeiro-ministro do Canadá a 28 de abril, diz estar pronto para iniciar os planos de atuação do seu Governo. Em conferência realizada a 3 de maio, a primeira desde as eleições, a imigração foi um dos temas de destaque.

Carney e o Partido Liberal pretendem implementar políticas que levem a imigração a “níveis sustentáveis” até 2027. O primeiro-ministro disse que, apesar de manter o país como uma nação acolhedora, o Canadá não vai permitir que os níveis de imigração se sobreponham à habitação, aos cuidados de saúde e ao emprego.

Carney quer manter o plano de imigração anunciado em 2024, ainda durante o mandato de Justin Trudeau, pelo ministro da Imigração Marc Miller, apesar da introdução de novas nuances.

Em relação ao número de estudantes internacionais e de trabalhadores estrangeiros, o objetivo é reduzir as admissões, ao mesmo tempo que procura estabilizar as formas de admissão de residentes permanentes (PR) no país.

Como parte do atual Plano de Níveis de Imigração para 2025-2027, o objetivo é passar da admissão de 500 mil residentes permanentes para 365 mil em 2027.

Quanto aos residentes temporários no Canadá, o Governo pretende reduzir a dimensão de imigrantes de 7,25% da população canadiana em 2025 para menos de 5% da população canadiana em 2027. Para que tal se efetive, o objetivo é fazer a transição dos residentes temporários para a residência permanente, ao mesmo tempo que o Canadá permite a saída de alguns residentes aquando da expiração das suas autorizações.

O método de redução inclui a limitação dos pedidos de autorização de estudo, o aumento da elegibilidade para as autorizações de trabalho de pós-graduação (PGWPs) e o fim das autorizações de trabalho abertas para cônjuges (SOWPs).

No caso dos que já estão no Canadá como residentes temporários, tais como estudantes e trabalhadores internacionais, estes podem beneficiar deste processo para se tornarem residentes permanentes. Apenas os novos requerentes de autorizações de residência temporária vão enfrentar critérios e limites mais rigorosos.

Mark Carney tem ainda como objetivo aumentar os imigrantes francófonos fora do Quebec em 12% em 2029. Este objetivo contribuirá para a realização dos objetivos federais de 8,5% em 2025, 9,5% em 2026 e 10% em 2027.

O primeiro-ministro disse também que vai renovar a Estratégia Global de Competências para ajudar a atrair trabalhadores qualificados de todo o mundo, incluindo dos Estados Unidos da América (EUA).

O Governo tenciona colaborar com as províncias e os territórios para simplificar e acelerar o reconhecimento das credenciais estrangeiras e da experiência profissional internacional.