
21 de julho marcou o arranque de uma reunião de três dias dos premiers canadianos. Na agenda do evento, foi incluído um encontro com o primeiro-ministro Mark Carney, no dia 22 de julho.
A iniciativa foi marcada com o intuito de debater o comércio e as tarifas americanas. No primeiro dia, contudo, o foco foram as Primeiras Nações. Os premiers reuniram-se com os líderes indígenas para debater legislação sobre grandes projetos no Canadá.
A reunião surge numa altura em que as comunidades indígenas manifestam preocupação com as leis federais e provinciais que visam acelerar grandes projetos de infraestruturas, como forma de estimular a economia face aos impactos tarifários.
O encontro decorre também num contexto de incerteza face às novas tarifas de Donald Trump, que deverão entrar em vigor a 1 de agosto.
Segundo Ford, a reunião foi ainda agendada com o objetivo de debater outros tópicos, como a gestão de emergências, a segurança energética, a soberania e a segurança nacional, saúde e segurança pública.
Antes de se deslocar para Huntsville, em Ontário, o primeiro-ministro Mark Carney reuniu-se com uma delegação de senadores americanos, em Ottawa, para discutir o atual conflito comercial entre o Canadá e os Estados Unidos da América (EUA).