Carney em B.C. entre tensões comerciais e celebração do ‘pride’

Foto: Mark Carney/Facebook

O primeiro-ministro Mark Carney decidiu visitar British Columbia (B.C.) no arranque de agosto, numa deslocação marcada pela tensão com os Estados Unidos da América (EUA). Washington voltou a introduzir tarifas sobre produtos de madeira de coníferas – uma medida que o setor florestal da província considera injustificada e punitiva.

Esta terça-feira, dia 5 de agosto, Carney esteve em Kelowna, onde visitou uma fábrica e anunciou apoios à inovação e transformação do setor, numa resposta à pressão comercial americana.

O Governo vai disponibilizar até 1,2 mil milhões de dólares para ajudar os produtores de madeira a fazer face às tarifas, prometeu o primeiro-ministro. Do total, 700 milhões vão ser em garantias de empréstimo e 500 milhões vão servir para acelerar a inovação e abrir novos mercados.

Na segunda-feira, dia 4, esteve numa base da Marinha em Nanoose Bay. Acompanhado pelo comandante Angus Topshee, visitou o navio Sikanni e agradeceu aos militares o serviço prestado.

No domingo, dia 3, Carney reuniu-se com o premier David Eby e com responsáveis do Porto de Vancouver. A agenda incluiu também uma visita ao terminal portuário.

O dia terminou com a participação na parada do orgulho de Vancouver. O primeiro-ministro desfilou com a multidão e disse que o evento representa “o que há de melhor” no Canadá.