
O primeiro-ministro Mark Carney anunciou a 19 de junho um conjunto de medidas para proteger as indústrias canadianas do aço e do alumínio dos impactos das tarifas americanas recentemente duplicadas.
Carney disse que o governo federal também vai introduzir novas regras a 30 de junho para garantir que o aço e o alumínio canadianos e os produtos isentos de tarifas de “parceiros comerciais confiáveis” tenham prioridade nas compras federais.
Além disso, o governo pretende garantir que a indústria automobilística e outras cadeias de suprimentos tenham a chance de priorizar materiais domésticos por meio de processos de remissão que serão revistos nos próximos dias.
O Canadá vai ainda estabelecer novos contingentes pautais de 100% dos níveis de 2024 sobre as importações de produtos siderúrgicos provenientes de parceiros não signatários de acordos de comércio livre, a fim de evitar o excesso de oferta desses metais.
Carney afirmou também que serão impostas novas tarifas nas próximas semanas para proteger as indústrias canadianas de práticas comerciais desleais e de excesso de capacidade.
No entanto, sindicatos e empresas do setor siderúrgico defendem que o plano de retaliação de Carney “não é suficiente”.