Carney anuncia novos projetos em parceria com Primeiras Nações

Foto: X Mark Carney

Mark Carney anunciou esta quinta-feira, 13 de novembro, o segundo conjunto de projetos para fortalecer a economia canadiana.

Os projetos anunciados pelo primeiro-ministro canadiano visam a exploração do potencial de superpotência energética canadiana, incluindo as reservas de gás natural e minerais críticos.

Os novos projetos divulgados vão representar mais de 56 mil milhões de dólares em novos investimentos, apoiar 68 mil empregos bem remunerados e fortalecer a economia canadiana.

Na segunda ronda de projetos está incluído o encaminhamento do Corredor de Conservação Crítica do Noroeste, em British Columbia (B.C.) e  Yukon, à Organização de Planeamento Metropolitano (MPO). O corredor fica sobre vastos depósitos de minerais essenciais e tem potencial para revelar recursos de classe mundial, ao mesmo tempo que cria uma área de conservação do tamanho da Grécia.

Outros três projetos encaminhados correspondem a uma mina de níquel em Timmins, em Ontário, uma mina de grafite em Saint Michel-des-Saints, no Quebec, uma mina de tungsténio em Sisson Brook, New Brunswick, e um projeto de energia hidroelétrica em Iqaluit, Nunavut.

Os novos projetos foram anunciados no mesmo dia em que um novo estudo da Leger deu conta de que o primeiro orçamento do Governo de Carney conquistou o apoio dos canadianos em termos de infraestruturas e imigração.

Cerca de 76% dos entrevistados mostraram-se favoráveis ​​ao fundo de infraestruturas locais proposto pelos liberais. A redução das metas de imigração recebeu 74% de aprovação, enquanto 60% dos entrevistados apoiaram os planos de investir milhões de dólares na modernização das Forças Armadas do Canadá.