Carney anuncia investimentos nos Emirados antes da Cimeira do G20

Foto: Mark Carney/Facebook

O primeiro-ministro do Canadá terminou a visita aos Emirados Árabes Unidos com vários anúncios económicos. Ottawa está a finalizar um projeto de mais de mil milhões de dólares para aumentar a capacidade de processamento de minerais críticos no país.

Em paralelo, Mark Carney revelou que o Canadá assegurou um compromisso de investimento dos Emirados no valor de 70 mil milhões de dólares.

O primeiro-ministro explicou que o projeto dos minerais críticos vai criar emprego e reforçar o fornecimento de minerais essenciais para tecnologias de energia e para a indústria avançada. Defendeu ainda que o Canadá tem de começar a comercializar melhor áreas onde já é forte, como inteligência artificial, computação quântica e ciências da vida.

O gabinete de Carney revelou que os Emirados vão investir no Canadá em setores estratégicos como energia, inteligência artificial, logística, mineração e outras indústrias consideradas prioritárias. Carney convidou os investidores a visitarem o Canadá e conhecerem novos projetos.

O primeiro-ministro discutiu ainda a guerra no Sudão com a liderança dos Emirados. Disse acreditar que os dois países podem mais do que duplicar o comércio em menos de uma década. Esta foi a primeira visita oficial de um chefe de Governo canadiano aos Emirados desde 1983.

Depois da passagem por Abu Dhabi, o primeiro-ministro partiu na tarde de sexta-feira, dia 21, para Joanesburgo, para participar na Cimeira do G20.

Na África do Sul, espera-se que Carney tenha mais espaço para avançar conversações comerciais com outros países, já que o presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, não está presente. Segundo avança a imprensa, o Canadá vai tentar angariar novos financiamentos, promover os minerais críticos e defender a criação de grupos de trabalho informais entre países.