Carlos Vila Nova tomou posse pela segunda vez como Presidente de São Tomé e Príncipe

São Tomé, 03 set 2026 (Lusa) — Carlos Vila Nova tomou hoje posse, pela segunda vez, como Presidente da República Democrática de São Tomé e Príncipe, numa cerimónia na Assembleia Nacional com a presença de vários chefes de Estado e de Governo estrangeiros.

A assistir a esta cerimónia estão o primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, os presidentes da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi, e do Gabão, Brice Cloraire Olingui Nguema, os chefes dos governos de Moçambique, Maria Benvinda Delfina Levi, da Guiné Equatorial, Manuel Osa Nsue Nsua, e de Marrocos, Aziz Akhannouch.

Carlos Vila Nova foi reeleito chefe de Estado de São Tomé e Príncipe em 19 de julho passado à primeira volta, com 55,88% dos votos, batendo Nito D’Abreu (41,46%), Miques João (1,59%) e Eugénio Tiny (1,07%).

A cerimónia de posse do Presidente da República de São Tomé e Príncipe, reeleito para um novo mandato de cinco anos, começou com a entoação do hino nacional. Seguiu-se a leitura da ata de apuramento geral da eleição e a leitura do auto de posse. Depois, Carlos Vila Nova prestou juramento, nos termos da Constituição.

“Juro, por minha honra, cumprir e fazer cumprir a Constituição e as leis, defender a independência nacional, promover o progresso económico, social e cultural do povo são-tomense e desempenhar com toda a lealdade e dedicação as funções que me são confiadas”, declarou.

Carlos Vila Nova, de 67 anos, engenheiro de telecomunicações, que foi ministro nos governos liderados por Patrice Trovoada, é o quinto Presidente de São Tomé e Príncipe, cargo anteriormente ocupado por Manuel Pinto da Costa, Miguel Trovoada, Fradique de Menezes e Evaristo Carvalho.

 

PMF/JYAF // VM

Lusa/Fim