Cantar dos Reis: Em Toronto, tradição atrai a comunidade portuguesa

Na primeira semana de janeiro, o grupo da Associação Migrante de Barcelos Community Centre vai de casa em casa para o tradicional Cantar dos Reis. Entre as “troupes de reis”, a comunidade portuguesa continua a manter a tradição viva.

No Canadá, a tradição de Cantar aos Reis envolve passar o dia a cantar a “todos de boa vontade” levando, assim, a novidade da chegada dos Reis Magos a Belém para visitar o Menino Jesus. É esta tradição que a Associação Migrante de Barcelos Community Centre em Toronto tão bem cumpre em Toronto.

Vítor Santos revela que “este ano e já como vem sendo costume nos outros anos” começaram por pesquisar letras de músicas sobre os Cantares dos Reis e fazendo também algumas quadras.

Depois seguiu-se o ensaio, acerto de vozes e as músicas. O presidente da Associação Migrante Barcelos realça que este ano já mais de 30 estabelecimentos comerciais e casas particulares abriram as portas ao grupo.

Foi desta forma que o grupo pôde desejar um bom ano, mas também agradecer o que a comunidade faz pela Associação Migrante Barcelos.

“A recetividade da comunidade é enorme e mais uma vez superaram as expectativas e ano após ano noto cada vez mais a satisfação das pessoas em nos ver e pedem para não deixarmos morrer esta tradição secular”, conta o presidente da associação à CMCTV.

O cantar dos reis é uma tradição secular portuguesa celebrada por volta do dia de Reis. Nesta, um grupo de populares, chamados de “reiseiros”, tocam e cantam às portas das casas, invocando a celebração da visita dos três Reis Magos para pedir esmolas e donativos. É muito semelhante à tradição das janeiras, que usa como pretexto o Ano Novo.

Quando perguntado sobre o significado de manter esta tradição viva para a Associação Migrante Barcelos, Vítor Santos foi perentório. Diz que “é deveras importante, pois o nosso grupo de cantares já tem mais de 20 anos a cantar os reis pela comunidade e ao manter-se esta tradição faz com que também tenhamos a comunidade Portuguesa junto de nós, para além de fazer com que a Associação Migrante de Barcelos tenha visibilidade.”

O objetivo passa sempre pelo mesmo, segundo Vítor Santos: continuar com esta e com outras tradições para se conseguir atingir os objetivos como o de promover a cultura e tradições portuguesas no Canadá.