
Novos dados divulgados pela Statistics Canada indicam que cada vez mais canadianos recorrem ao ar condicionado e equipamentos de refrigeração semelhantes, à medida que as vagas de calor se tornam mais comuns em certas regiões do país.
Segundo observado pelos especialistas, a frequência e intensidade das vagas de calor, em parte, devem-se às alterações climáticas e podem ocorrer em locais onde não aconteciam e onde não há preparação. Um exemplo foi a vaga de calor que atingiu British Columbia (B.C.) em junho de 2021 e que levou à morte de 619 pessoas.
O relatório da Statistics Canada mostra que, a partir deste ano, 68% das famílias usam ar condicionado e métodos relacionados, como bombas de calor, para compensar o calor do verão. Este valor é superior aos 64% registados em 2021.
A utilização de ar condicionado varia consoante a região. O relatório indica que 83% dos agregados familiares em Ontário declararam ter um aparelho de ar condicionado, enquanto 45% declarou o mesmo em B.C..
A Statistics Canada afirmou que o contraste entre a utilização regional do ar condicionado se deve provavelmente às diferenças climáticas regionais, sendo no sul de Ontário que existe o maior registo de temperaturas médias de verão mais elevadas.
No entanto, a agência de estatística também referiu que muitas famílias ainda não têm ar condicionado devido aos custos dos equipamentos, instalação, manutenção e consumo.