Canadianos querem que Justin Trudeau se demita

FOTO: JUSTIN TRUDEAU/X
FOTO: JUSTIN TRUDEAU/X

A maioria dos eleitores ainda diz que Justin Trudeau deve demitir-se do cago de primeiro-ministro. Segundo dados da IPSOS, mais de metade dos canadianos pensa que as eleições no próximo ano estão aí ao virar da esquina.

A maioria dos canadianos voltou a dizer, em dezembro, que chegou a altura de o primeiro-ministro Justin Trudeau se demitir do seu cargo, mas a maioria não acredita que ele o faça.

A nova sondagem realizada pela Ipsos revelou que 69% dos canadianos consideram que Trudeau deve demitir-se do cargo de líder dos liberais e de primeiro-ministro. Realça-se uma ligeira descida na sondagem anterior realizada pela Ipsos entre 14 e 17 de novembro, que sugeria que 72% dos canadianos tinham a mesma opinião.

De acordo com a sondagem, uma média de  sete em cada dez canadianos pensam que Trudeau deveria abandonar o cargo, mas 63% consideram que isso é improvável.

Trudeau tem-se mantido firme na sua intenção de liderar os liberais nas próximas eleições sempre que lhe é perguntado sobre o assunto.

Os canadianos parecem esperar ir às urnas no próximo ano, com 59% a pensar que é provável que haja eleições em 2024. Apenas 29% não acham que será esse o caso e os restantes 13% disseram que não sabem se haverá uma votação.

Esta sondagem da Ipsos foi realizada entre os dias 8 e 11 de dezembro do presente ano.