Canadianos preferem streaming a televisão tradicional

Foto: Pexels

Os canadianos estão cada vez mais a optar por ver televisão através de plataformas de streaming pagas, como a Netflix ou o Disney Plus, apesar dos preços desses serviços continuarem a subir.

Um relatório anual divulgado a 24 de março pela Convergence Research sugere que a introdução de planos básicos suportados por publicidade ajudou a manter o ímpeto das plataformas de streaming na batalha contra os fornecedores tradicionais de televisão por cabo e satélite.

O relatório ‘Couch Potato 2025’ da empresa, lançado pela primeira vez em 2003, estimou que 46% dos lares canadianos, ou um total de 7,35 milhões, não tinham uma subscrição de televisão com um fornecedor de cabo, satélite ou telecomunicações no final de 2024. Isso representou um aumento em relação aos 42% em 2023 e prevê-se que suba para 54% até 2027.

Entretanto, houve uma diminuição de 4% no número de canadianos subscritos a plataformas de televisão tradicionais no ano passado, com a receita das subscrições a cair 5%, para cerca de 6,5 mil milhões de dólares anualmente.

O relatório prevê quedas anuais semelhantes nas subscrições e nas receitas até 2027.

Apesar de mais canadianos estarem a cortar a ligação por televisão, os consumidores estão a pagar preços mais elevados em comparação com os anos anteriores pelas alternativas de streaming.

O relatório indicou que os 10 principais fornecedores de streaming aumentaram os seus preços em média 6% no ano passado para os consumidores canadianos. A análise mais ampla de mais de 50 serviços de streaming disponíveis no país mostrou que a receita de subscrições no Canadá cresceu cerca de 15% de ano para ano, atingindo 4,2 mil milhões de dólares.