CANADIANOS POBRES MORREM MAIS CEDO DO QUE RICOS

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Os canadianos empobrecidos vivem menos tempo que os ricos. Uma nova análise sugere que esse desfasamento tem vindo a aumentar nas últimas décadas.

Os canadianos pobres têm mais probabilidade de morrerem cedo do que os ricos e essa lacuna tem vindo a aumentar nas últimas décadas. A conclusão é de um novo estudo publicado no Canadian Medical Association Journal.

A análise mostra que, em geral, é cada vez menos provável que os canadianos morram antes dos 75 anos por causas evitáveis. Apesar disso, a esperança de vida tem aumentado a um ritmo mais acelerado para quem tem dinheiro no Canadá.

Este desfasamento entre ricos e pobres é visível tanto em homens como em mulheres.

De 1991 a 2016, os óbitos precoces de homens com altos rendimentos caíram 50%. No caso dos canadianos mais pobres, o valor é apenas de 34% e de 21% entre os que não concluíram o ensino secundário. Por outro lado, as mortes precoces de canadianas com poucas habilitações têm vindo mesmo a aumentar.

Faraz Shahidi, coautora do estudo, lamenta a falta de progressos do Canadá em matéria de acesso à saúde. A académica da Universidade de Toronto diz que as desigualdades atuais são ainda mais profundas do que se pensava.

O estudo analisou mais de 16 mil registos de quatro censos distintos.