CANADIANOS DIVIDIDOS SOBRE SE AS GERAÇÕES MAIS JOVENS APRECIAM OS VETERANOS O SUFICIENTE

(The Canadian Press/Darryl Dyck)
(The Canadian Press/Darryl Dyck)
(The Canadian Press/Darryl Dyck)
(The Canadian Press/Darryl Dyck)

A esmagadora maioria dos canadianos vê o Remembrance Day como um acontecimento tão relevante hoje como quando este começou há quase um século, mas estão divididos sobre se as gerações mais jovens apreciam e honram devidamente os veteranos do país, de acordo com uma nova sondagem divulgada dias antes da cerimónia.
A sondagem encomendada pela Historica Canadá descobriu que 82 por cento dos canadianos acreditam que o tributo anual é tão importante agora como era logo após a Primeira Guerra Mundial.
No entanto, apenas pouco mais de metade (54 por cento) sentiam que a juventude de hoje “faz um bom trabalho” na honra aos veteranos, e um pouco menos de metade (46 por cento) acha que os jovens compreendem os sacrifícios daqueles que morreram no conflito.
No geral, a importância que os canadianos atribuem à comemoração do 11 de novembro aumentou ligeiramente.
Usar uma papoila continua a ser a forma mais popular para os canadianos assinalarem o evento, com 79 por cento dos entrevistados a dizer que usam um dos pins tradicionais.
Mais de 77 por cento dizem que vão observar dois minutos de silêncio às 11 horas no Dia da Lembrança, e 32 por cento dizem que vão assistir a um serviço.
Mas muitos dizem que apoiariam outras maneiras de pagar tributo àqueles que lutaram pelo seu país. Oitenta por cento referem que o Canadá deveria construir um memorial semelhante ao monumento de Guerra do Vietnam, em Washington, D.C., que levaria os nomes de todos os militares canadianos que morreram em combate durante os tempos modernos.
E a grande maioria (91 por cento) acredita que o Canadá deve fazer mais para honrar os seus veteranos.
O apoio para tornar o dia da lembrança um feriado nacional manteve-se estável desde 2012 em 85 por cento.
Mas alguns acreditam quea mudança poderia tornar o Dia da Lembrança em mais um feriado para as pessoas irem fazer compras ou socializar, desvalorizando a importância da data.
Mil canadianos foram entrevistados online pela Ipsos Reid, entre 22 e 26 de outubro. A composição da amostra foi ponderada para refletir a população adulta do país de acordo com dados do Censos.
A sondagem tem uma margem de erro de mais ou menos 3,5 pontos percentuais.
Fonte: Canadian Press