CANADIANOS DEVEM TOMAR VACINA DA GRIPA, DIZEM AUTORIDADES

Foto: Pikist
Foto: Pikist

Os canadianos devem tomar a vacina da gripe o mais rápido possível este ano. O alerta é dado pelos governos e o setor médico. Saiba porquê.

À medida que os casos de covid-19 sobem em várias províncias do Canadá, a época da gripe também se aproxima. Médicos e governantes apelam à administração da vacina da gripe o mais rapidamente possível. Dizem que em tempos de pandemia, é ainda mais importante que o medicamento seja tomado, por várias razões.

Em primeiro lugar, há um risco acrescido de sobrecarga do sistema de saúde, se muita gente ficar com gripe.

Por outro lado, como a covid-19 e a gripe desencadeiam sintomas parecidos, uma maior vacinação deverá diminuir a procura por testes ao coronavírus. Os centros de testagem já têm reportado um aumento de solicitações e dos tempos de espera.

Além disso, contrair a gripe, ou qualquer outra doença pulmonar, pode aumentar o risco de complicações decorrentes da covid-19. Ter as duas doenças em simultâneo aumenta a probabilidade de internamento e mesmo de morte.

O governo federal diz-se especialmente empenhado na administração da vacina da gripe este ano, sobretudo entre seniores, pessoas com sistemas imunitários fracos ou doenças crónicas.

Por outro lado, há mais canadianos com intenções de fazer a vacina em comparação com o ano passado: segundo um estudo da associação canadiana de farmacêuticos, 57% planeiam receber o medicamento este ano, mais 12% do que no período homólogo do ano anterior.