CANADIANOS CONTINUAM A ENDIVIDAR-SE APESAR DA INCERTEZA ECONÓMICA

(Sean Kilpatrick / THE CANADIAN PRESS)
(Sean Kilpatrick / THE CANADIAN PRESS)
(Sean Kilpatrick / THE CANADIAN PRESS)
(Sean Kilpatrick / THE CANADIAN PRESS)

Os consumidores continuam a endividar-se, apesar da incerteza económica criada pela queda acentuada dos preços do petróleo, noticiou a Canadian Press.

A Equifax, agência de monitorização de crédito, diz que a dívida do consumidor, incluindo a dívida hipotecária, subiu para 1.529 mil biliões de dólares no final de 2014.

Isso significou um aumento de 7,7 por cento, em relação aos 1.42 mil biliões de dólares no final de 2013, incluindo um aumento de 1,1 por cento no último trimestre.

Em comparação com o mesmo trimestre do ano passado, a Equifax refere que a procura do consumidor nacional por crédito foi impulsionada principalmente pelos cartões de crédito.

Entretanto, a dívida média dos canadianos, excluindo hipotecas, totalizou 20.967 mil dólares no final do ano passado, indica a Equifax.

Apesar das preocupações com a dívida do consumidor, a taxa de inadimplência (atrasos superiores a 90 dias) manteve-se a mesma, ou diminuiu, na maioria das regiões, chegando a 1,09 por cento a nível nacional no quarto trimestre, a mais baixa desde 2008.