Canadianos com menos de 5 anos ainda não estão vacinados contra a Covid-19

Foto: charlesdeluvio/Unsplash
Foto: charlesdeluvio/Unsplash

Os canadianos com menos de cinco anos continuam a não ter acesso a vacinas contra a Covid-19. Uma situação potencialmente preocupante para os pais do Canadá. Apesar disso, os especialistas avisam que os benefícios de vacinação desta faixa etária ainda não foram comprovados.

Apesar de o Canadá estar em plena sexta vaga da pandemia, as crianças com menos de cinco anos continuam a ser a única faixa etária do país sem acesso a vacinas contra a Covid-19.

A Health Canada ainda não recebeu qualquer pedido de fabricantes de vacinas que solicite autorização para vacinar menores de cinco anos. A falta de vacinas, combinada com os altos níveis de transmissão comunitária, pode estar a deixar alguns pais preocupados com a exposição dos seus filhos mais novos ao vírus.

Apesar disso, há especialistas que dizem que não há pressa, uma vez que ainda não foi provado que as vacinas protejam de forma significativa as crianças mais novas.

Esses peritos sublinham que não se pode vacinar uma criança dos zero aos quatro anos até que seja comprovado que as vantagens da vacinação superam potenciais riscos.

A Pfizer Inc. e a BioNTech SE estão atualmente no processo de fabricação de uma vacina para menores de cinco anos, enquanto a Moderna Inc. está a trabalhar no desenvolvimento da sua própria versão para crianças com menos de seis anos. Os dados publicados até agora estão limitados a comunicados de imprensa partilhados pelas empresas farmacêuticas.

Espera-se que tanto a Pfizer-BioNTech como a Moderna submetam as suas candidaturas à chamada Food and Drug Administration, dos Estados Unidos, antes de pedirem autorização à Health Canada.