Canadianos casam e divorciam-se cada vez mais tarde

Foto: Pexels

A taxa de divórcio no Canadá atingiu o nível mais baixo em 50 anos em 2020, mas a taxa de divórcios tardios tem aumentado há décadas, de acordo com a Statistics Canada.

Os dados mostram que a idade média da população casada está a aumentar porque os canadianos mais jovens estão a optar por uniões estáveis em vez do casamento. A idade média da população em geral também está a envelhecer.

Em 1986, a idade média das pessoas que se casavam era de cerca de 25 anos, com os casamentos a durarem em média quase 13 anos. Em 2020, o casal médio casava-se por volta dos 31 anos e permanecia junto por quase 15 anos.

Para além disso, os especialistas em advocacia afirmam que os divórcios ocorrem cada vez mais tarde, e em grande parte na faixa etária da terceira idade. Os advogados justificam a ocorrência tardia com a menor responsabilidade em lidar com filhos em idade escolar ou emprego.

Em contrapartida, a vida depois dos divórcios tardios tende a apresentar diferenças entre homens e mulheres. As mulheres tendem a optar por não procurar outros parceiros, enquanto os homens o fazem, apesar de não ser regra comprovada. Na maior parte dos casos, o fenómeno pode ocorrer devido a juízos sociais ou mesmo pela sobrecarga emocional que muitos processos de divórcio podem exercer nos envolvidos.

Questões relacionadas com custo de vida, apuramento de património e pensões alimentícias podem arrastar os processos e desgastar tanto homens como mulheres.