Os canadianos estão ansiosos com a situação económica do Canadá. Além disso, acham que os políticos e governos não são capazes de resolver os problemas do país. A conclusão é de uma nova sondagem.
Os canadianos estão stressados com a economia. Por outro lado, não acreditam que os políticos ou governos consigam resolver os grandes problemas do país.
É o que revela o índice anual ‘CanTrust’ publicado pela Proof Strategies. O inquérito questiona os canadianos sobre o seu nível de confiança em praticamente tudo, desde líderes políticos a banqueiros e cientistas.
De acordo com a edição de 2024, os receios económicos, como o medo da recessão ou do desemprego, estão a gerar níveis de ansiedade mais elevados do que na era da Covid-19.
As mulheres, em particular, têm mais ansiedade económica e menor confiança na saúde e na democracia do Canadá do que os homens.
Por outro lado, menos de um em cada quatro canadianos confia nos governos para resolver a crise da habitação. Apenas um terço acha que o Governo do Canadá é capaz de gerir o sistema de imigração.
Em termos globais, a confiança dos canadianos nos políticos situa-se em escassos 17%. Um valor que para a Proof Strategies deveria servir como alerta para os que procuram os votos dos canadianos.