Canadianos afastam-se dos EUA e rumam à Europa este verão

Foto: Pexels

Com a intensificação das viagens de verão em todo o Canadá, novas informações das companhias aéreas sugerem uma clara mudança no destino escolhido pelos canadianos.

As companhias aéreas ajustaram as suas redes para acompanhar a tendência de diminuição de viagens para os Estados Unidos da América (EUA). Enquanto isso, o Aeroporto Internacional Pearson de Toronto prepara-se para uma das épocas mais movimentadas de que há registo, à medida que mais viajantes se dirigem para a Europa e para destinos domésticos.

Na grande maioria, os canadianos estão a optar por fazer férias com destinos nacionais, ou a expandir as suas viagens para a Europa, com Roma, Paris, Londres e Frankfurt entre os destinos mais procurados, segundo um porta-voz do aeroporto Pearson.

A Air Canada também teve necessidade de alterar as suas ofertas para os EUA, com o lançamento de novas rotas para Praga, Rio de Janeiro, Cartagena e Guadalajara.

No entanto, os novos padrões de viagem não estão a ocorrer apenas no Canadá. Um novo estudo ‘Europe Pulse’, realizado pelo Context Research Group para o Destination Ontario, revelou que 62% dos viajantes em lazer inquiridos no Reino Unido, Alemanha e França afirmam que o atual clima político nos EUA os torna menos propensos a visitar o país.

Estas alterações de viagem surgem enquanto o Presidente dos EUA, Donald Trump, prossegue com a sua guerra comercial global e fala de anexação.

Uma nova sondagem sugere que a percentagem de canadianos que vêem os EUA como uma das principais ameaças triplicou desde 2019.

Embora a pesquisa deste ano do Pew Research Center sugira que 55% dos canadianos ainda encaram os EUA como o aliado mais importante do país, também diz que 59% agora veem os EUA como uma ameaça – contra 20% na pesquisa de 2019.

A Pew inquiriu pessoas em 25 países e os EUA foram citados como o aliado mais importante em 12. Foi a ameaça mais referida em oito países – incluindo os vizinhos mais próximos dos EUA: o Canadá e o México.