CANADIANOS ACREDITAM QUE É PRECISO REALIZAR UM REFERENDO SOBRE A REFORMA ELEITORAL

De acordo com sondagem os canadianos querem referendo sobre reforma eleitoral. (Evelyne Asselin / CBC)
De acordo com sondagem os canadianos querem referendo sobre reforma eleitoral. (Evelyne Asselin / CBC)
De acordo com sondagem os canadianos querem referendo sobre reforma eleitoral. (Evelyne Asselin / CBC)
De acordo com sondagem os canadianos querem referendo sobre reforma eleitoral. (Evelyne Asselin / CBC)

Os canadianos sentem que um referendo sobre quaisquer alterações ao sistema eleitoral deve ser realizado, de acordo com uma nova sondagem.
Mas não está claro que os canadianos estão a clamar por uma mudança.
A sondagem da Insights West, divulgada na terça-feira, foi realizada no mês passado e envolveu cerca de 1.000 canadianos. Esta sugere um alto nível de satisfação, se não entusiasmo, com o atual sistema eleitoral “first-past-the-post” (FPTP). Na totalidade, 62 por cento dos inquiridos disseram que estavam muito ou de alguma forma satisfeitos com o sistema tal como está, com 19 por cento a dizer que eles estavam “muito satisfeitos”. Apenas 25 por cento disseram que estavam insatisfeitos com o FPTP.
Mas se o governo Liberal decidir ir adiante com a reforma eleitoral, os canadianos concordam esmagadoramente com os Conservadores, partido da oposição, que deve ser realizado um referendo.
Quase dois terços, ou 65 por cento dos canadianos, disse que um referendo nacional deve definitivamente (37 por cento) ou, provavelmente, (28 por cento) ser realizado em quaisquer alterações ao sistema eleitoral. Dezassete por cento disseram que uma votação na Câmara dos Comuns era provavelmente ou definitivamente o suficiente.
Em todas as cores políticas, havia uma maioria favorável à realização de um referendo, chegando a 76 por cento entre os eleitores Conservadores, mas também incluindo 68 por cento de apoiantes Liberais.
A satisfação com o sistema FPTP também foi igualmente elevada em todo o espectro político, com 67 por cento dos Liberais e 61 por cento dos Novos Democratas a referir que estavam satisfeitos com o atual modo dos canadianos votar.
Pontos de vista mornos sobre possíveis alternativas
A sondagem Insights West descobriu que, enquanto uma maioria dos canadianos concordam com a adoção de qualquer das três alternativas eleitorais propostas incluídas no inquérito, não havia um favorito particular.
Entre 40 e 45 por cento dos canadianos concordaram com a adoção de um sistema de representação proporcional lista-partido, um sistema único transferível de voto (STV), ou um sistema de representação proporcional misto-membro (MMPR). Entre 31 e 34 por cento discordaram adotar qualquer um desses sistemas.
Dos três maiores partidos, os Liberais foram os mais propensos a apoiar o STV ou o MMPR, enquanto que os apoiantes Conservadores eram menos propensos a olhar favoravelmente para qualquer um dos sistemas de representação proporcional. Os Novos Democratas, por sua vez, preferiram o “party-list PR”, em 51 por cento, contra 41 por cento para o MMPR apoiado pelo partido.
Apesar de toda a pressão política em torno da questão da reforma eleitoral na Câmara dos Comuns, esta sondagem sugere que os canadianos estão muito satisfeitos com o sistema FPTP e não particularmente interessados em qualquer uma das opções alternativas sobre a mesa.
Uma anterior sondagem da Abacus Data, encomendada pelo Instituto Broadbent, também mostrou opiniões divergentes sobre a reforma eleitoral.
Mas com três partidos na Câmara a puxar para a reforma de algum tipo, a pressão pode vir de dentro da Queensway e não fora dela – e a escolha de alternativa proposta pode ser recebida com um encolher de ombros coletivo dos canadianos. A questão de realizar ou não um referendo, no entanto, pode revelar-se mais problemática.
A sondagem feita pelo Insights West foi realizada entre 24 e 26 de janeiro, 2016, entrevistando 1.002 canadianos através da Internet. Como a sondagem foi realizada online, uma margem de erro não se aplica.
Fonte: CBC News