Canadiano Peter Howitt vence Nobel da Economia

Foto: FRONTIERS OF KNOWLEDGE AWARDS

O economista canadiano Peter Howitt é um dos vencedores do Prémio do Banco da Suécia em Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel. O anúncio foi feito esta segunda-feira, dia 13, pela Academia Real das Ciências da Suécia.

Howitt, 79 anos, partilha o galardão com o francês Philippe Aghion e o holandês Joel Mokyr. Foram distinguidos por explicarem como a inovação gera crescimento económico sustentado. A Academia sublinha a importância do mecanismo de “destruição criativa”, em que novas tecnologias substituem as antigas, conceito associado a Joseph Schumpeter.

Howitt e Aghion trabalharam juntos cerca de três décadas e publicaram, em 1992, um modelo matemático para esse processo. Howitt é professor na Universidade Brown, em Rhode Island. Disse estar “a viver o sonho de uma vida” e contou que soube do prémio após a insistência de um jornalista sueco que ligou para o telemóvel da mulher antes de o comité o contactar.

O prémio tem o valor total de 11 milhões de coroas suecas (quase 1,2 milhões de dólares americanos). Metade do montante vai para Joel Mokyr; a outra metade é partilhada por Philippe Aghion e Peter Howitt. Cada laureado recebe ainda uma medalha de ouro e um diploma.

A Academia lembrou que “o trabalho dos laureados mostra que o crescimento económico não pode ser dado como garantido” e que é necessário “preservar os mecanismos que sustentam a destruição criativa”, para evitar um retrocesso para a estagnação.