Canadiano de 16 anos junta-se a missão de resgate na Ucrânia

Foto: Facebook Jaden Braves

Jaden Braves, de 16 anos, escolheu viajar para a Ucrânia e fazer voluntariado para um grupo de ajuda humanitária que opera numa zona de guerra. Braves justificou a sua decisão afirmando acreditar que os jovens têm de dar o exemplo quando outros estão a sofrer.

Braves, natural de Toronto e fundador da Young Politicians of Canada, esteve em Kiev durante cerca de duas semanas em julho, com o objetivo de apoiar a organização Save Ukraine, que organiza missões de resgate para devolver as crianças ucranianas levadas pela Rússia.

Uma equipa de peritos da Universidade de Yale calculou que 35 mil crianças ucranianas possam estar detidas na Rússia e nos seus territórios ocupados. Muitas crianças podem ter sido enviadas para campos militares ou para famílias de acolhimento ou ter sido adotadas por famílias russas.

Enquanto esteve na Ucrânia, Braves reuniu-se com os embaixadores canadiano e austríaco e outros funcionários para ver como países como o Canadá e os da União Europeia podem apoiar a Ucrânia, especialmente na sequência dos cortes dos Estados Unidos da América (EUA) na ajuda externa.

A decisão de Braves foi inspirada pela sua participação na cimeira da NATO, em Washington, em 2024, como representante da NATO Canadá.