CANADA VS. CHINA: NOVAS MEDIDAS BENEFICIAM WANZHOU E ‘DOIS MICHAELS’

Foto: ShanghaiEye/Twitter
Foto: ShanghaiEye/Twitter

Foram dados novos benefícios aos dois canadianos presos na China, bem como a MengWanzhou, que está detida no Canadá. Michael Kovrig e Michael Spavor podem finalmente contactar as suas famílias. Já a empresária da Huawei poderá mesmo receber visitas presenciais do seu marido e filhos em Vancouver.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Canadá anunciou “acordos” que melhoraram a situação dos dois canadianos presos na China, na sequência da detenção da empresária de topo da Huawei, Meng Wanzhou, no Canadá.

De acordo com um porta-voz do Governo federal, Michael Kovrig e Michael Spavor têm agora acesso facilitado a serviços consulares. O contacto com as respetivas famílias também foi viabilizado pelas autoridades chinesas. Há dois anos que os dois canadianos estavam impedidos de falar com os seus familiares.

Do lado do Canadá, também foram dados novos benefícios a Meng Wanzhou. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros canadiano, o marido e os dois filhos de Meng estão agora autorizados a viajar para o Canadá para visitarem a empresária em Vancouver.

De recordar que Wanzhou foi presa pelas autoridades canadianas, no final de 2018, a pedido dos Estados Unidos, onde é acusada de fraude. A China retaliou com a prisão dos dois canadianos, a par de outras medidas. O processo de extradição da empresária continua em curso.