Canadá tenta desbloquear corredor humanitário para Gaza

Foto: Facebook Anita Anand

A ministra dos Negócios Estrangeiros, Anita Anand, afirmou que Ottawa tem camiões de ajuda prontos para chegar aos palestinianos desesperados em Gaza e está a contar com Israel para os deixar passar.

Numa publicação nas redes sociais, a 27 de julho, Anand disse que a Jordânia, que faz fronteira com Israel e com a Cisjordânia, permitiu que o Canadá “pré-posicionasse” a ajuda “até que Israel permita a sua entrada em Gaza”.

Israel restringiu a ajuda à população de Gaza, que conta com mais de dois milhões de habitantes, porque alega que o Hamas a utiliza para reforçar o seu governo.

A partilha de Anand ocorreu após a ministra ter contactado o seu homólogo israelita Gideon Sa’ar, a 25 de julho. Anand pediu autorização para a entrada da ajuda em Gaza. Israel disse que permitiria a criação de alguns corredores humanitários, para que os grupos das Nações Unidas pudessem entregar ajuda e para que alguns países pudessem efetuar lançamentos aéreos de alimentos.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que, em julho, morreram em Gaza 63 pessoas devido a subnutrição, incluindo 24 crianças com menos de 5 anos, argumentando que o fluxo de alimentos a 27 de julho foi muito inferior à ajuda suficiente para combater a “atual fome”.

Os comentários de Anand surgiram durante a sua visita a Nova Iorque para a Conferência de Alto Nível sobre a Palestina, um evento na ONU convocado por França e pela Arábia Saudita, com o objetivo de coordenar uma forma de preservar a solução dos dois Estados.