
A ministra dos Negócios Estrangeiros, Anita Anand, afirmou que a economia está a tornar-se o foco principal das relações do Canadá na região Indo-Pacífico – uma mudança que parece ligada às recentes medidas do Canadá para ultrapassar o seu conflito de segurança com a Índia.
Anand esteve no Japão e na Malásia na segunda semana de julho, na sua primeira viagem à região desde que assumiu o cargo de ministra dos Negócios Estrangeiros em maio.
A mensagem que transmitiu durante essa viagem foi que a política externa do Canadá está a mudar – embora sem abandonar as prioridades estabelecidas pelo anterior Governo liberal do antigo primeiro-ministro Justin Trudeau.
Desde a sua tomada de posse, Carney tem-se concentrado sobretudo na Europa. A visita de Anand funcionou de preparação para as visitas de Carney, previstas para o outono, à cimeira dos líderes da Associação das Nações do Sudeste Asiático, na Malásia, e ao fórum da APEC, na Coreia do Sul, segundo Vina Nadjibulla, vice-presidente de investigação da Asia Pacific Foundation.
Anand visitou Tóquio para assinar um acordo de partilha de informações, que poderá conduzir a acordos de aquisição de material de defesa, antes de se dirigir à Malásia para uma reunião da Associação das Nações do Sudeste Asiático, ou ASEAN.
A sua visita ocorreu no momento em que o Canadá tenta restabelecer os laços com a Índia, após dois anos de tensões diplomáticas na sequência da morte a tiro, em 2023, do ativista sikh Hardeep Singh Nijjar, perto de Vancouver – um crime que Ottawa associou a agentes do Governo indiano.