Canadá recebe primeiras doses da nova vacina aprovada

Foto: Geneonline
Foto: Geneonline

Chegaram hoje ao Canadá, conforme o previsto, as primeiras 500 mil doses da AstraZeneca, a nova vacina aprovada pela Health Canada. Mas ainda há dúvidas sobre quem a deve tomar.

O Canadá já recebeu a primeira remessa da vacina inglesa Oxford-AstraZeneca. Para já são 500 mil doses da mais recente vacina aprovada pela Health Canada e chegaram na data prevista, na quarta-feira, dia 3 de março.

No entanto, a dúvida sobre quem deve tomar a vacina ainda está no ar. Para já, os dados dos testes clínicos sobre a eficácia da vacina da AstraZeneca para idosos são limitados. Por isso, o Comité Nacional Consultivo de Imunização não recomenda a administração da vacina inglesa a pessoas com 65 ou mais anos.

Para o grupo mais idoso, são recomendadas doses da Pfizer e da Moderna. Mas tanto a Health Canada como o Comité de Imunização garantem que a vacinação com doses da AstraZeneca não representa nenhum risco para a saúde dos idosos. E, por isso mesmo, os idosos não devem esperar caso a vacina da AstraZeneca esteja disponível mais cedo do que as outras.

Ainda assim, algumas províncias canadianas vão encaminhar a administração da vacina inglesa para os grupos mais jovens e trabalhadores da linha da frente e de ambientes de alto risco de contágio.

A juntar às 500 mil doses da vacina da AstraZeneca na mesma semana, são as quase 445 mil doses da vacina da Pfizer.