CANADÁ PROMETE $2.65 MIL MILHÕES PARA AJUDAR OS PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO A COMBATER AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

Foto: Canadian Press
Foto: Canadian Press
Foto: Canadian Press
Foto: Canadian Press

O Canadá vai disponibilizar $2.65 mil milhões em cinco anos para ajudar os países em desenvolvimento a lidar com as mudanças climáticas, anunciou o primeiro-ministro Justin Trudeau na sexta-feira na cimeira da Commonwealth, em Malta.

O anúncio acontece antes da cimeira sobre as mudanças climáticas das Nações Unidas em Paris, que começa na próxima semana.

O anúncio de $2.65 mil milhões é parte do compromisso do Canadá de contribuir para um fundo climático internacional que visa angariar $100 mil milhões por ano até 2020.

A mudança climática está no topo da agenda, numa altura em que Trudeau se junta aos líderes dos países da Commonwealth, em Malta, para uma cimeira de três dias.

O ministro dos Negócios Estrangeiros Stephane Dion classificou a reunião como um “campo de treino” para a conferência sobre mudanças climáticas das Nações Unidas, que começa na próxima semana em Paris. Mas os chefes de 53 países anteriormente sob domínio britânico também irão discutir o terrorismo, a segurança nacional e a crise de refugiados em curso.

Dion disse esperar que as negociações na conferência COP21 em Paris, sejam “intensas”, mas ele acredita que eles vão acabar com um “acordo robusto” sobre como lidar com os efeitos das alterações climáticas em todo o mundo.

A rainha Isabel II abriu a cimeira em Valletta, na sexta-feira, elogiando as realizações dos países da Commonwealth.

Era também esperado que o presidente francês, François Hollande, falasse aos líderes da Commonwealth, tornando-se no primeiro chefe de Estado francês a fazer um discurso na cimeira da Commonwealth.

Fonte: CTV News
Com arquivos da Canadian Press