Canada Post entrega plano de recuperação ao Governo federal

Foto: Pexels

O Canada Post apresentou ao Governo federal o seu plano para transformar o seu modelo de negócios em dificuldades num serviço de correios financeiramente sustentável.

O ministro das Aquisições, Joël Lightbound, revelou um conjunto de mudanças no mandato do serviço no final de setembro e deu à empresa 45 dias para apresentar um plano de recuperação.

Essas mudanças incluíram o ajuste dos padrões de entrega de correio, a expansão das caixas de correio comunitárias para mais canadianos e o fim da moratória sobre o encerramento de agências rurais.

O Canada Post confirmou a 10 de novembro que apresentou esse plano a Lightbound no final da semana passada, mas os correios afirmaram num comunicado de imprensa que só divulgarão os detalhes da proposta após receberem a aprovação de Ottawa.

A confirmação chegou após o Canada Post ter anunciado, numa carta aos trabalhadores no final do mês passado, que iria despedir um número não especificado de gestores como parte de uma reestruturação corporativa que começou no início deste ano.

Os esforços para recuperar os negócios em dificuldades do Canada Post surgem num momento em que a empresa continua a saga de dois anos de negociações coletivas com o Sindicato Canadiano dos Trabalhadores dos Correios (CUPW).

Até ao fecho desta peça, o sindicato continuava em greve rotativa, tendo inclusive denunciado anteriormente as alterações ao mandato do Canada Post. O sindicato alega que as repetidas intervenções de Ottawa prejudicaram os esforços para chegar a um novo acordo.