CANADA PONDERA EXPANDIR FUNDOS PARA CUIDADOS COM CRIANÇAS NO PÓS COVID-19

Foto: Pexels
Foto: Pexels

O Governo Federal tem estado a sondar a possibilidade de disponibilizar mais dinheiro para as províncias para cuidados com crianças, sendo, segundo algumas fontes descrevem, um dos assuntos no topo da agenda liberal para retomar a economia pós Covid-19.

O ministro do Desenvolvimento Social, Ahmed Hussen, fez vários telefonemas nas duas úiltimas semanas a especialistas da área, para perceber melhor qual o melhor destino a dar a estes incentivos estatais. Hussenquestion acerca dos riscos que o setor enfrenta durante o confinamento e problemas que precisam de resolução para ajudar os centros de cuidados infantis a reabrir.

O objetivo destas conversas é Ottawa responder com a coordenação de plano de trabalho de sistemas provinciais, para que a falta de centros de guarda de crianças e cuidados infantis não seja um problema na desejada recuperação na segunda metade deste ano, que se segue ao confinamento provocado pela Covid-19.

Segundo a Canadian Press, Hussen referiu que as mensagens que chegam vão na direção da criação de áreas de jurisdição provincial no sentido de criar maior uniformidade para que “os canadianos tenham acesso a cuidados para crianças de qualidade e acessíveis financeiramente, ao mesmo tempo que voltam ao trabalho”.

Mais de três milhões de canadianos estão sem emprego, segundo o Statistics canada e mais 2.5 milhões tiveram as suas horas reduzidas em resultado das medidas tomadas pelas autoridades de saúde, fechando empresas e enviando as pessoas para casa. Serviços e centros para crianças fecharam para todos, exceto trabalhadores essenciais.