Canadá poderá ter comboio de vácuo a atingir 1000 KM/H

FOTO: TRANSPOD
FOTO: TRANSPOD

O Canadá poderá receber comboio de vácuo capaz de atingir até 1000km/h. A ideia é que viajar neste comboio seja mais barato do que viajar de avião.

A empresa canadiana TransPod revelou a intenção de desenvolver um comboio totalmente elétrico que pode vir a alcançar mil quilómetros por hora com preços acessíveis. Ainda mais barato do que andar de avião.

O ‘FluxJet’ foi anunciado pela empresa em Toronto, através de uma pequena versão que permitiu demonstrar ao vivo as capacidades que o veículo terá.

O comboio vai poder viajar a mil quilómetros por hora ao longo de uma via que será um tubo de vácuo e que protege o meio de transporte, permitindo viajar a grande velocidade através de um novo campo da física chamado ‘fluxo de vigilância’.

Já as cápsulas, vão levitar de forma magnética.

A primeira fase do projeto de infraestruturas, no valor de 18 mil milhões de dólares, acontece na ligação entre as cidades de Calgary e Edmonton, que se situam a cerca de 300 quilómetros de distância.

O projeto começa a ser desenhado no terreno no final do próximo ano e a construção deve terminar em 2027.

Segundo o CEO da TransPoda, Sebastian Gendron, o comboio vai ter capacidade para 54 passageiros e 10 toneladas de carga, com viagens de dois em dois minutos.