CANADÁ PODERÁ ENVIAR O SEU PRIMEIRO ASTRONAUTA À LUA

Foto de arquivo. Handout / NASA

Foto de arquivo. Handout / NASAO Canadá poderá enviar o seu primeiro astronauta à Lua, integrado no ambicioso plano de longo prazo – o Global Exploration Roadmap -, que está a ser desenvolvido por um grupo de agências espaciais de todo o mundo e que prevê um regresso à Lua, nas próximas duas décadas.
O Canadá está entre as 14 agências espaciais que participam do grupo de coordenação internacional de exploração espacial, que começou a desenvolver a estratégia em 2007. O primeiro roteiro foi lançado em 2011 e a última atualização foi tornada pública na semana passada.
Uma fase inicial do plano, passa por colocar uma nova estação espacial em órbita em torno da Lua, e usá-la como um ponto de paragem para transportar astronautas.
Jean-Claude Piedboeuf, o diretor de desenvolvimento da exploração espacial da Agência Espacial Canadiana, diz que há um acordo entre as agências espaciais de que voltar à Lua é um trampolim para um alvo mais distante: Marte.
Haverá missões humanas na vizinhança lunar e na sua superfície até 2030, altura em que a mira deverá apontar para o planeta vermelho.