
O Governo federal do Canadá lançou, a 21 de março, uma nova campanha publicitária nos Estados Unidos da América (EUA) para lembrar os americanos do impacto das tarifas impostas pelo Presidente Donald Trump sobre os bens canadianos.
Os painéis digitais exibem a mensagem “As tarifas são um imposto sobre os trabalhadores americanos” e serão instalados ao longo das principais autoestradas dos 12 estados que mais dependem do comércio com o Canadá.
A 21 de março, outra campanha publicitária foi lançada nas redes sociais pelo Governo federal. O objetivo é unir e incentivar os canadianos a serem barulhentos e orgulhosos no seu patriotismo, e a escolher o Canadá em tudo o que fazem.
Desde o início da guerra comercial, a Embaixada do Canadá nos EUA tem também promovido, nas redes sociais, os benefícios económicos da colaboração entre os dois países.
As campanhas publicitárias foram lançadas numa altura em que o Canadá continua a pressionar a administração Trump para que retire as tarifas.
Entretanto, os presidentes das câmaras municipais de várias cidades e vilas canadianas que fazem fronteira com os EUA estão a apelar ao Governo federal por apoio financeiro. Em causa estão as consequências económicas que as tarifas podem desencadear caso não haja uma resposta imediata.
Para as empresas das cidades fronteiriças, o maior receio é a necessidade de efetuar despedimentos perante as reduções de movimento de bens e visitantes entre as fronteiras, enquanto as empresas ainda recuperam do impacto económico da Covid-19.