CANADÁ INSULTADO

Foto: CANADIAN PRESS
Foto: CANADIAN PRESS

O primeiro ministro canadiano Justin Trudeau afirmou em entrevista ao programa “Meet the Press” da NBC nos Estados Unidos, que a decisão de Donald Trump de aumentar os impostos sobre o alumínio e aço canadiano é um insulto. “A idéia de que, de alguma forma, somos uma ameaça à segurança nacional nos Estados Unidos é francamente insultante e inaceitável” referiu durante a entrevista exibida no domingo, 3 de junho.

O aumento dos impostos para o ministro canadiano vai prejudicar os dois países, uma vez que a resposta foi também a retaliação nas importações americanas que vão de pizza a geleia de morango, ketchup e mostarda. O conselheiro económico de Trump, Larry Kudlow respondeu às críticas de Trudeau de imediato e afirmou que o primeiro ministro do Canadá está a exagerar e que não existem atritos comerciais, e sim apenas mais uma “briga de família”. “Não acho que nossas tarifas têm nada a ver com nossa amizade e nossa longa aliança com o Canadá”, disse Kudlow no Fox News Sunday. “Esta é uma disputa comercial. Tudo pode ser resolvido se as pessoas trabalharem juntas” concluiu.

Donald Trump deve participar da cúpula do G7 em Quebec esta semana. A chegada do presidente norte-americano em meio ao conflito tarifário, é considerada pelo Canadá como mais uma oportunidade de chegar a um acordo.