
A ministra dos Negócios Estrangeiros, Anita Anand, afirmou, a 24 de junho, que o Canadá está empenhado em aumentar as suas despesas com a defesa, mas tem dúvidas sobre o calendário para atingir um novo objetivo de despesas mais elevado da NATO.
O anúncio foi feito durante o encontro dos líderes da NATO na Holanda. Um dos tópicos da cimeira era a decisão do aumento da despesa de 2% para 5% do PIB.
Anand afirmou ainda que a nova parceria de defesa e segurança do Canadá com a União Europeia irá expandir a base industrial de defesa do país. A nova era de cooperação transatlântica entre o Canadá e a União Europeia foi afirmada com assinatura oficial de uma parceria de segurança e defesa conjunta na cimeira que decorreu a 23 de junho em Bruxelas.
Ainda a 23 de junho, o Canadá e a União Europeia emitiram uma declaração conjunta onde pediram um acordo negociado para cessar o conflito entre o Irão, Israel e os Estados Unidos da América (EUA).
O primeiro-ministro Mark Carney e Anand seguiram de Bruxelas para a Holanda, para participação na cimeira da NATO, com as principais conversações a decorrerem em Haia a 25 de junho.
Em Haia, a 24 de junho, Carney encontrou-se com Edgars Rinkēvičs, presidente da Letónia, e Dick Schoof, primeiro-ministro dos Países Baixos. No final do dia, Carney também se reuniu com os líderes dos países nórdicos para conversações sobre o Ártico e a segurança transatlântica.
O primeiro-ministro teve ainda uma audiência com o Rei Willem-Alexander e a Rainha Máxima dos Países Baixos.