Canadá e Portugal são notícia no…Canadá e em Portugal

Correio da Manhã Canadá

Do Canadá para Portugal. Ana Bailão fecha um ciclo à frente dos destinos da autarquia de Toronto.

Na verdade, Toronto é a primeira cidade canadiana que vem à cabeça de um bom número de cidadãos portugueses. Sem desmerecer os que sabem, existem muitos que garantem a pés juntos que é a capital do Canadá. Não raras vezes, é assim que Toronto é conhecida. Como há quem diga que o Rio de Janeiro é a capital do Brasil ou Sidney a capital da Austrália. Quem nunca cometeu uma “gaffe” do género?

Sem fazer juízos de valor, mas são erros comummente replicados por algumas gerações portuguesas. Por variadíssimas razões, a força de Toronto no mundo faz com que Ana Bailão seja uma das políticas mais influentes do país, mas sobretudo faz com que deixe “órfã” a comunidade portuguesa que reside no Canadá.

Em Portugal, o ‘tweet’ da ainda vice-presidente da Câmara Municipal Ana Bailão passou em todo o lado. Afinal de contas, a luso-canadiana anunciou a não recandidatura às eleições da cidade mais populosa do Canadá. Não esquecer que além do segundo cargo mais importante da autarquia era também vereadora municipal. Ana Bailão conta tudo com mais detalhes, caro(a) leitor(a), numa entrevista ao Correio da Manhã Canadá.

É verdade que Ana Bailão foi notícia em Portugal, mas Portugal também foi notícia em Toronto. Na verdade, foi em todo o Canadá. A informação, como se sabe, anda à velocidade da luz, nos dias que correm.

Recentemente, surgiu o surto da varíola dos Macacos e quais foram os países que começaram a deixar o mundo em estado de alerta? Além dos Estados Unidos, Reino Unido e Espanha, Portugal estava incluído. Vagueando pela imprensa canadiana era plausível encontrarmos o ponto de situação na Pátria Mãe acerca da nova doença rara de pele. Quando Portugal apresentava casos, o Canadá apenas revelava suspeitas. Agora já existem confirmações nos dois países que estão separados pelo Oceano Atlântico.

Menos motivos para sorrir também chegaram a Portugal, no que concerne à mais recente tempestade ocorrida no Canadá. Até ao fecho da edição, a comunicação portuguesa não tinha acompanhado a mais recente atualização canadiana que revelou a morte de dez cidadãos. Um assunto que tem feito as manchetes dos principais jornais do Canadá.