Canadá e monarquia: Fidelidade à rainha é criticada pelos canadianos

Foto: The Royal Family/Facebook
Foto: The Royal Family/Facebook

E em contagem decrescente para o Dia do Canadá, uma nova pesquisa revela que a maioria dos canadianos é contra a obrigação de jurar fidelidade à Rainha Isabel II. Ainda assim, apenas 28% dizem não gostar da monarca.

A maioria dos canadianos acha que os cidadãos não deveriam fazer um juramento de fidelidade à rainha. A conclusão é de uma nova sondagem, divulgada a escassos dias do Canada Day.

A análise da Leger, encomendada pela Associação de Estudos Canadianos, descobriu que 56% dos entrevistados não concordam com a promessa de lealdade à Isabel II.

De notar que quem recebe a cidadania canadiana deve prestar oficialmente um juramento à monarquia, incluindo a promessa de “ser fiel e prestar verdadeira lealdade a Sua Majestade a Rainha Isabel II, Rainha do Canadá, seus herdeiros e sucessores”.

De acordo com a Associação de Estudos Canadianos, a maioria das pessoas nascidas no Canadá provavelmente não sabe que os novos cidadãos têm de jurar fidelidade à família real.

Por outro lado, conclui o inquérito, 58% dos canadianos têm uma opinião favorável à rainha, ao passo que apenas 28% têm uma opinião desfavorável. No que toca à monarquia em geral, 40% tem uma visão positiva e 40% uma visão negativa.

A pesquisa perguntou se, “como canadianos, todos devem concordar em ser fiéis e ter verdadeira lealdade” em relação à rainha e respetivos herdeiros. Quem é muito favorável à monarquia revela maior propensão em aprovar o juramento de lealdade.

De notar que o Canadá é uma monarquia constitucional, que tem a rainha como chefe de estado. Isabel II é representada federalmente pela governadora-geral, Mary Simon, e a nível provincial por vice-governadores.