CANADÁ E EUA VÃO PROIBIR LICENÇAS OFFSHORE DE PETRÓLEO E GÁS EM ÁGUAS DO ÁRTICO

(Elaine Thompson, File/AP Photo)
(Elaine Thompson, File/AP Photo)
(Elaine Thompson, File/AP Photo)
(Elaine Thompson, File/AP Photo)

Otava diz que vai proibir o licenciamento offshore de petróleo e gás nas águas do Ártico, uma medida a ser revista a cada cinco anos.
O anúncio conjunto com os EUA também vê o presidente Barack Obama designar a maior parte das águas na posse dos Estados Unidos no Oceano Ártico e certas áreas no Oceano Atlântico como indefinidamente fora dos limites para futuro leasing de petróleo e gás.
O primeiro-ministro Justin Trudeau disse que a medida visa garantir uma economia sustentável no Ártico, proteger o ecossistema da região e evitar riscos futuros associados à atividade de petróleo e gás no mar.
Trudeau afirmou que o seu governo também vai incentivar o uso de medidas de eficiência energética e energias renováveis num esforço para reduzir a dependência de diesel em comunidades do Norte.
Os governos canadiano e norte-americano também disseram que estão a lançar processos para identificar pistas marítimas sustentáveis em todas as águas do Ártico, incluindo os mares de Beaufort e Chukchi.
Para Obama, a decisão de terça-feira ajuda a colocar alguns toques finais no seu legado ambiental, enquanto que também vai testar a promessa do presidente eleito Donald Trump de libertar as reservas energéticas inexploradas da nação.
Fonte: Canadian Press