CANADÁ DOA CINCO MILHÕES DE AJUDA AO LÍBANO NA SEQUÊNCIA DAS EXPLOSÕES

Foto: AnchalVohra/Wikipedia
Foto: AnchalVohra/Wikipedia

O Canadá vai doar cinco milhões de dólares ao Líbano na sequência das explosões que devastaram Beirute e provocaram centenas de mortes, milhares de feridos e desalojados. O anúncio foi feito pelo ministro federal dos Negócios Estrangeiros.

A notícia da ajuda do Canadá ao Líbano foi dada no Twitter de François-Phillipe Champagne. O ministro federal dos Negócios Estrangeiros fala num apoio inicial de cinco milhões de dólares, para prestar assistência humanitária à população libanesa.

Champagne acrescenta que 1,5 milhões serão doados à Cruz Vermelha do Líbano para responder a necessidades urgentes, como alimentação, abrigos e serviços médicos de emergência. Segundo o ministro, o Canadá “vai continuar a monitorizar a situação de perto, no terreno” e dará apoio adicional se for necessário.

O anúncio foi feito na sequência das explosões mortais que devastaram a capital do Líbano na terça-feira, 4 de agosto. A explosão no Porto de Beirute foi tão grande que provocou ondas sísmicas equivalentes a um terramoto de 3,3 na escala de Richter. O resultado foram centenas de mortes e milhares de feridos e desalojados.

Na origem da tragédia, um navio com toneladas de nitrato de amónio que terá sido abandonado em 2013 por um empresário russo.