Canadá deteta casos de hepatite aguda em crianças

Correio da Manhã Canadá

Países de todo o mundo lidam atualmente com um aumento de casos graves de hepatite em crianças. Em Portugal ainda não foram identificados casos, mas no Canadá esta inflamação no fígado de origem desconhecida já foi detetada. Apesar disso, a Agência de Saúde Pública canadiana não revela o número de casos nem o local onde foram identificados.

A misteriosa doença hepática que tem infetado crianças em vários de países de todo o mundo, especialmente na Europa, Reino Unido e Estados Unidos, já chegou ao Canadá.

A Agência de Saúde Pública canadiana (Public Health Agency) acaba de revelar que está a investigar relatos de hepatite aguda grave de origem desconhecida em crianças pequenas. A agência, contudo, não divulga o número de casos detetados ou a respetiva origem.

Até agora em todo o mundo, dezenas de casos misteriosos de hepatite aguda em crianças foram relatados, sendo a maioria no Reino Unido. Outros casos foram encontrados em Israel, nos Estados Unidos e, mais recentemente, no Japão. Algumas crianças ficaram tão doentes que precisaram de transplantes de fígado.

A 23 de abril, a Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que pelo menos uma morte foi relatada na sequência do surto misterioso.

Normalmente, a hepatite possui diversas causas, como vírus, álcool ou remédios. Apesar disso, as crianças afetadas não têm apresentado essas condições. Icterícia (pele amarela), diarreia e dor abdominal estão entre os sintomas relatados.