Canadá deita fora cerca de 13,6 milhões de doses da vacina Astrazeneca

FOTO: UNSPLASH
FOTO: UNSPLASH

O Canadá vai deitar fora mais 13 milhões e meio de doses da vacina Astrazeneca. A Health Canada revelou que apesar dos esforços para cumprir a promessa de doar as vacinas a países necessitados, as doses expiraram.

O Canadá vai deitar fora cerca de 13,6 milhões de doses da vacina Oxford-AstraZeneca, por causa da falta de procura tanto em solo canadiano, como no estrangeiro.

O Canadá assinou um contrato com a AstraZeneca em 2020 para receber 20 milhões de doses da vacina, e 2,3 milhões de canadianos receberam pelo menos uma dose da mesma, uma grande fatia da população a receber entre março e junho do ano passado.

Na sequência de preocupações na primeira metade de 2021 sobre coágulos de sangue raros mas potencialmente fatais causados pela vacina AstraZeneca, a Health Canada concentrou-se em utilizar as vacinas de mRNA da Pfizer-BioNTech e Moderna.

No total, o Canadá doou 8,9 milhões de doses da vacina AstraZeneca.

Cerca de 85% dos cidadãos do país são considerados totalmente vacinados, em comparação com 61% da população mundial e apenas 16% das pessoas que vivem nos países mais pobres do mundo.